Perguntas Frequentes

Dedicado a si

Disponibilidade

Investimento

1. O que é a BFA Capital Markets?
A BFA Capital Markets é uma instituição financeira que faz a intermediação financeira de transacções por conta de terceiros no âmbito do mercado de valores mobiliários. Tem como função, fomentar e assegurar a distribuição de valores mobiliários no mercado, ou seja, pode actuar como proprietária (ao comprar e vender valores mobiliários em seu nome) e como agente de terceiros.

2. Qual a diferença entre o Banco de Fomento Angola e a BFA Capital Markets?
O Banco de Fomento Angola é uma instituição financeira bancária que tem como actividade principal autorizada pelo Banco Nacional de Angola, a recepção do público de depósitos ou outros fundos reembolsáveis, a fim de os aplicar por conta própria, mediante a concessão de crédito.
Por outro lado, a BFA Capital Markets é uma instituição financeira não bancária, autorizada pela Comissão do Mercado de Capitais a desenvolver as actividades inerentes à intermediação financeira no âmbito do mercado de valores mobiliários.

3. Qual o site Institucional da BFA Capital Markets?
A BFA Capital Markets está a trabalhar para disponibilizar brevemente aos seus clientes o site institucional.

4. Qual o contacto de email para questões de recrutamento?
Email: institucional@cm.bfa.ao

5. Qual a localização dos balcões da BFA Capital Markets?
A BFA Capital Markets atende os seus clientes com recurso às redes de balcões do Banco de Fomento Angola, com o qual tem um contrato de partilha de serviços.

6. Quais os produtos que a BFA Capital Markets intermedeia a negociação?
A BFA Capital Markets comercializa os seguintes valores mobiliários negociados na BODIVA, nomeadamente:

- Acções
- Unidades de Participação
- Obrigações Corporativas
- Obrigações do Tesouro
- Bilhetes do Tesouro

7. Conheça as nossas redes comerciais?
Através das nossas Redes Sociais

- Instagram: BFA Capital Markets SDVM, S. A
- LinkedIn: BFA Capital Markets - SDVM, S. A
- Facebook: BFA Capital Markets

Informação sobre o Mercado de Capitais

8. O que é o Mercado de Valores Mobiliários?
É espaço onde instrumentos de investimento são transaccionados. Pode ser entendido como o sistema organizado e estruturado que permite e viabiliza a transferência de recursos de maneira directa entre os emitentes e investidores.

9. É possível negociar directamente em Bolsa sem recorrer a um intermediário financeiro?
Não. Para negociar em Bolsa, o investidor deve ter uma conta custódia junto a um intermediário financeiro certificado, que fará o registo da intenção de compra/venda de valores mobiliários em bolsa.

10. O que é um Investidor?
Um investidor é toda e qualquer entidade (singular ou colectiva) que aplica o seu capital em valores mobiliários, utilizando-os como veículos de investimento que transportam e valorizam as suas poupanças para o futuro. O seu acesso ao Mercado de Capitais é feito com o apoio de Intermediários Financeiros.

11. O que são Acções?
Acções são valores mobiliários que representam participações no capital social de empresas. Quem aplica o seu dinheiro em Acções está a adquirir uma parte de uma empresa. Os accionistas são assim co-proprietários de uma empresa. As Acções admitidas à cotação na Bolsa de Valores são livremente transmissíveis. As acções podem ser ordinárias, quando permitem que o accionista participe nos resultados da empresa e garante o seu direito de voto na Assembleia, ou podem der Preferenciais, quando conferem aos seus detentores prioridade, no que diz respeito ao recebimento de dividendos ou acesso á massa falida em casos de dissolução da sociedade.

12. O que é uma Conta de Custódia e como adquirir uma?
Uma Conta de Custódia é uma conta de registo individualizado, que identifica os titulares dos títulos ou outros instrumentos financeiros registados na CEVAMA. É aberta, mediante assinatura de um Contrato de Intermediação, com a Sociedade Gestora de Valores Mobiliários do investidor, que deve ser membro da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA). A assinatura deste contrato, assegura os direitos e deveres entre as partes, junto à Comissão de Mercado de Capitais (CMC) e da Central de Valores Mobiliários de Angola (CEVAMA), responsável pela liquidação física dos títulos adquiridos. O processo de abertura de conta de custódia e o processo de manutenção da mesmas, envolvem custos, de acordo com o preçário em vigor.
Para abrir uma conta de custódia deverá enviar um email para institucional@cm.bfa.ao, ou, em alternativa, poderá dirigir-se à um balcão do Banco de Fomento Angola, para o efeito é necessário:

- Preenchimento e assinatura das Condições Gerais de Intermediação Financeira;
- Preenchimento e assinatura do Questionário de Perfil de Investimento – Particular/ Empresas;
- Preenchimento e assinatura da Ficha de Abertura de Conta Custódia – Particular/ Empresa;
- Ter uma conta bancária no Banco de Fomento Angola, com os dados actualizados.

Nota de esclarecimento: a conta custódia deve ter subjacente uma conta bancária, para permitir que o intermediário financeiro efectue a liquidação financeira das operações no mercado de capitais.

13. Quais as vantagens de ter uma Conta de Custódia?
Ter uma Conta de Custódia, oferece:

- Maior protecção ao investidor: em caso de insolvência do Intermediário Financeiro é fácil de aferir que títulos fazem parte da carteira do investidor;
- Maior Transparência: O investidor pode solicitar ao seu Intermediário Financeiro (Banco) a carteira actualizada dos seus títulos;
- Maior Celeridade: No tratamento dos Eventos, pagamento de cupão e resgate.

14. É possível negociar em bolsa sem ter um agente de intermediação?
Não. Para negociar em bolsa deverá contratar os serviços de um intermediário registado na CMC. A BFA Capital Markets SDVM é um agente de intermediação registado na CMC.

15. O que são agentes de intermediação?
Os Agentes de intermediação, também denominados intermediários financeiros, são instituições financeiras autorizadas a exercer serviços e actividades de investimento em Valores Mobiliários em Angola e que se encontrem registadas junto da Comissão do Mercado de Capitais. Apoiam os emitentes nas ofertas de Valores Mobiliários e colocam na Bolsa de Valores as ordens (de compra e venda) dos investidores.
São Agentes de Intermediação os bancos, as correctoras, as distribuidoras de valores mobiliários e as sociedades gestoras de organismos de investimento colectivo (sejam fundos de investimento ou sociedades de investimento).

16. O que é um banco liquidador?
Um banco liquidador é uma instituição financeira bancária que mediante contrato com um agente de intermediação é responsável pela liquidação financeira das operações executadas no mercado de capitais. O banco liquidador da BFA Capital Markets SDVM é o Banco de Fomento Angola, S.A.

17. Taxa de Cupão
A Taxa de cupão é a percentagem do valor nominal de uma obrigação que é pago como juros por um determinado período. A Taxa de Cupão é geralmente expressa em percentagem e resulta da conversão da taxa nominal para o prazo do cupão de juros, considerando as respectivas convenções. O pagamento de juros de cupão obedece a periodicidade semestral/semi-anual correspondente a metade do juro anual, ou ainda poderá ser adoptada uma periodicidade trimestral.
A taxa nominal é um parâmetro indispensável para calcular rendimentos financeiros associados às Obrigações do Tesouro, no caso os cupões de juros.

18. O que é a Rentabilidade?
É o retorno esperado de um investimento e representa o acréscimo de valor percentual ao montante investido em um determinado período.

19. O que são Obrigações de Tesouro?
Obrigações do Tesouro são títulos de crédito representativos de dívida a médio e longo prazo (maturidade superior a 364 dias) que conferem aos seus titulares (investidores), o direito a receberem juros e o reembolso do valor nominal, na maturidade. As Obrigações do Tesouro em moeda nacional, dividem-se em:

- Obrigações do Tesouro indexadas à taxa de câmbio (OTX), cujos juros do cupão são pagos semestralmente ao detentor do título e são calculados tendo em conta a taxa de câmbio na data de pagamento;
- Obrigações do Tesouro não reajustáveis (OTNR), cujos juros do cupão também são pagos semestralmente ao detentor dos títulos, sem reajuste ou indexação do mesmo.

20. O que são Títulos do Tesouro?
São títulos financeiros públicos, emitidos pelo Estado que garantem segurança e rentabilidade, conforme o prazo definido. Têm como principal finalidade o financiamento da despesa pública, em particular os programas de investimentos públicos e de outros programas de interesse nacional enquadrados no Plano de Desenvolvimento Nacional de Angola.

21. O que é o Portal do Investidor?
O Portal do Investidor é um canal do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a BODIVA para venda de títulos públicos para pessoas singulares e colectivas, por meio da internet. Este portal surgiu com o objectivo de facilitar o acesso aos títulos do tesouro, ao permitir aplicações de pequenos aforradores, com a intenção de contribuir para a diversificação das alternativas de investimento disponíveis no mercado, ao oferecer títulos com diferentes tipos de rentabilidade e de prazos de vencimento, ficando assim mais fácil achar um título indicado para a sua necessidade.

22. O que é necessário para investir nos Títulos do Tesouro, via Portal do Investidor?

- Para investir nos Títulos do Tesouro, via Portal do Investidor é necessário:
- Possuir Conta Custódia;
- Possuir IBAN da sua conta bancária correspondente a conta custódia;
- Endereço de email válido;
- Número de Identificação Fiscal;
- Cartão Multicaixa associado ao IBAN que indicar;
- Acesso à Internet.

23. Terei acesso online aos meus investimentos e progressão dos mesmos?
Os investidores podem ter acesso online à informação sobre os seus investimentos mediante consulta à Carteira do Investidor (www.carteira.bodiva.ao), plataforma que congrega toda a informação sobre os investimentos realizados na BODIVA.
A BFA Capital Markets tem em curso desenvolvimentos tecnológicos, para que seja possível que os clientes tenham acesso à informação sobre os seus investimentos através dos seus canais digitais.

24. O que é a Comissão do Mercado de Capitais (CMC)?
A Comissão do Mercado de Capitais (CMC) é uma pessoa colectiva de direito público, com património próprio e autonomia administrativa e financeira. A CMC está sujeita à superintendência do Presidente da República e à tutela do Ministério das Finanças, exclusivamente nos termos do disposto no seu Estatuto Orgânico e na legislação aplicável. À semelhança de todas as instituições do Estado, a CMC presta contas das suas actividades, anualmente, ao Tribunal de Contas.

25. O que é a BODIVA?
A BOLSA DE DÍVIDA E VALORES DE ANGOLA – SGMR, S.A. (BODIVA)
é uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos cuja função principal é a gestão de mercados regulamentados em Angola. Por inerência das suas atribuições, assegura a boa ordem:

(i) no registo e custódia dos valores mobiliários e instrumentos derivados admitidos à negociação nos mercados por si geridos;
(ii) na negociação desses valores mobiliários e instrumentos derivados;
(iii) nas operações de liquidação das transacções que neles tenham lugar.

26. O que é uma Bolsa de Valores?
A Bolsa de Valores é um local físico ou virtual onde se negoceiam (compra e venda) valores mobiliários e instrumentos financeiros derivados. Por via de intermediários devidamente registados junto da CMC, é possível proceder com a compra e venda de valores mobiliários emitidos pelas empresas que também estão previamente registadas na CMC. As bolsas de valores assumem, igualmente, a responsabilidade pela divulgação dos resultados das transacções diárias efectuadas por intermédio de canais de comunicação massiva. A Bolsa de Valores é também conhecida como um mercado secundário que é também regulamentada.

27. Qual é função da Bolsa de Valores?
A sua principal função é promover o encontro ente compradores e vendedores dos valores mobiliários. Ou seja, promover o encontro entre quem precisa de liquidez com quem tem liquidez para emprestar.