Meios de Pagamento

Proteja o seu dinheiro

Navegue com segurança

Não partilhe dados pessoais

Não aceda a links desconhecidos

     ATM/Espaço Laranja 

- Memorize o seu pin;
- Posicione-se no ATM de modo que ninguém consiga ver o seu código pessoal ou o seu dinheiro;
- Não solicite o apoio de estranhos;
- Após uso do ATM, certifique-se que recebeu o seu cartão;
- Caso necessite de ajuda, ligue para a Linha de Atendimento BFA ou vá a agência BFA mais próxima.

   Cartões

- Guarde sempre o cartão num local seguro e não permita que o seu cartão seja utilizado por terceiros;
- Nunca perca o seu cartão de vista, quando efetuar um pagamento;
- Exija sempre um comprovativo do pagamento ou da transacção quando usar o seu cartão;
- Evite o contacto do seu cartão com materiais metálicos ou campos magnéticos pois isso poderá danificar as informações gravadas na banda magnética do seu cartão o que dificultará a sua utilização;
- Em caso de perda, extravio, falsificação ou roubo, do cartão ou do seu código PIN, bem como nos casos de utilização indevida ou incorreta do cartão, contacte de imediato a Linha de Atendimento BFA: 923 120 120;
- Quando o cartão atingir a sua data de validade, deve destruí-lo antes de o deitar fora, inutilizando definitivamente a pista magnética e o painel de assinatura.


    TPA’s

- Não entregue o seu cartão (em circunstância alguma), nem faculte o código secreto a terceiros para facilitar o acto de pagamento (por exemplo, em restaurantes, para evitar a deslocação ao terminal de pagamento);
- Nunca perca de vista o seu cartão e certifique-se de que a leitura do mesmo é efectuada num único equipamento;
- Ao digitar o código secreto do seu cartão, cubra o teclado com a outra mão de modo que tenha privacidade;
- Depois de confirmar o valor e digitar o código secreto, não permita que repitam a operação sem que o terminal apresente uma mensagem informando que a primeira tentativa foi anulada ou mal sucedida;
- Exija sempre um comprovativo da operação realizada.

 

     Homebanking

- Não envie informação pessoal que lhe seja solicitada por e-mail tal como: n.º do cartão, username e password;
- Desconfie de e-mails impessoais que se dizem de uma entidade com a qual mantém relações (seja de um site de e- commerce ou de uma instituição financeira);
- Não clique nos links de e-mails suspeitos;
- As palavra-passe ou os códigos de acesso aos serviços de homebanking, não devem ser demasiado óbvias, nem devem estar associadas a informação pessoal fácil de obter;
- Altere os códigos de acesso aos serviços de homebanking regularmente;
- Aceda preferencialmente aos serviços de homebanking em computadores pessoais e não em computadores públicos ou partilhados. Caso use um computador público, encerre sempre a sessão clicando nos botões existentes para o efeito;
- Suspeite sempre que lhe forem solicitadas informações pessoais, mesmo que pareça ser um e-mail ou de uma página do BFA;
- Em caso de dúvida, contacte a Linha de Atendimento BFA: 923 120 120.

    Multicaixa Express

- Associe somente o seu número de telemóvel ao multicaixa express;
- Não aceite instruções de desconhecidos para aderir ou fazer pagamentos ao multicaixa express;
- Nunca partilhe o seu pin e mantenha-o sempre protegido;
- Altere o seu pin periodicamente.