O Vishing (combinação das palavras voice e phishing) é um ataque por telefone, no qual o atacante tenta enganar a vítima com o objectivo que este, forneça dados pessoais, financeiros, de segurança ou efectue uma transferência bancária.
Como proteger-se contra ataques de Vishing?
- Tenha cuidado com chamadas não solicitadas;
- Anote o número de quem lhe liga e caso considere a chamada suspeita, indique que irá retornar a chamada e ligue de imediato para o seu Banco;
- Alternativamente e caso queira verificar a identidade de quem liga, procure o número de telefone da entidade e ligue directamente para a entidade; não use o contacto fornecido pelo emissor da chamada (o número pode ser falso ou mascarado);
- Os atacantes podem ter acesso aos seus dados online; por isso, não não assuma que a chamada é genuína apenas porque o emissor da chamada têm os seus dados;
- Não partilhe o PIN do seu cartão de crédito ou débito nem a password do seu homebanking; o seu Banco não lhe pede esses dados;
- Não transfira dinheiro para outra conta a pedido de quem lhe liga. O seu Banco não faz este tipo de pedidos;
Em caso de suspeita ou dúvida, contacte-nos através da nossa Linha de Atendimento 923 120 120.
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